Sistema engenharia civil|Sistema construtoras|Sistema incorporadoras

SIGIM como Serviço

Uma tendência atual é a implantação de soluções de gestão em servidores CLOUD gerenciados em data centers especializados que garantem acesso contínuo e confiável, além de segurança física.

A GIR disponibiliza todas as suas soluções nestes servidores, de forma que o cliente contrate o sistema como um serviço e, desta forma, receba a administração dos servidores, backups, acesso e auditoria das operações.

construção, incorporação, construtora, incorporadora, empreiteira, orçamento, engenharia civil, gestão de obras, construção civil, loteamentos, gerenciamento de obras, obra pública, software, sistema, aplicativo

Sua empresa pode optar entre criar a infraestrutura para utilizar o SIGIM ou deixar que a GIR forneça esta infraestrutura, diminuindo os custos de aquisição e manutenção de equipamentos e backups, além da mão-de-obra necessária para a realização destas tarefas. O serviço de hospedagem em servidores Cloud que a GIR oferece possui características relevantes para o negócio do cliente, discriminadas abaixo.

1 – Redundância

O Banco de dados do cliente SIGIM é hospedado em um servidor com replicação automática. Isto significa que, no caso de uma falha no servidor hospedado, um novo servidor assume o sistema de forma totalmente transparente para o usuário. De fato, os usuários nem ficam sabendo do problema, porque a base de dados é sempre replicada e monitorada pelos servidores internos da plataforma Cloud.

2 – Elasticidade

Um servidor Cloud implementa o conceito de elasticidade, isto é, a capacidade de aumentar e diminuir automaticamente seus recursos quando a carga de trabalho varia, o que também é totalmente transparente para o usuário.

Assim, o cliente não se preocupa em redimensionar o servidor quando o negócio cresce ou quando precisa acomodar mais usuários do SIGIM.

3 – Contingência

A GIR possui duas plataformas Cloud em operação simultânea, para o caso de falhas mais abrangentes que comprometam todo o funcionamento de uma das plataformas. Nestes casos, A GIR transfere toda a operação do cliente para o servidor de contingência, e retorna para o servidor de produção quando o primeiro serviço é restabelecido. Não há perda de dados em nenhum caso, pois a política de backup que a GIR implementa neste serviço, conforme explicado abaixo, garante a redundância de backup com cópias triplicadas.

4 – Backup

O serviço de backup é realizado diariamente no servidor Cloud e transferido automaticamente para o servidor interno da GIR (onde também é replicado para área de armazenamento externa) e para o servidor do próprio cliente. Caso o cliente perca a conexão com a Internet, uma instância do servidor pode ser montado na própria rede do cliente, e retornado para o servidor Cloud quando a conexão é restabelecida.

5 – Monitoração

A GIR possui uma equipe de monitoração atuando 24X7 para garantir a disponibilidade do sistema sem interrupções ou degradações de desempenho. O sistema de monitoração trabalha com indicadores e alertas que permitem à equipe atuar proativamente quando da identificação de um problema em potencial.

6 – Suporte

A GIR conta com uma equipe de profissionais especializados em suporte a Bancos de Dados, capaz de identificar e resolver incidentes relacionados a:

Atualização de versão
Backup e Restauração
Criação de pontos de consulta
Problemas de desempenho
Extração de dados
Datawarehouse
Business Inteligence

7 – Atualização de Versão

Todos os servidores da GIR possuem versões atualizadas de todos os componentes em produção, atividades que demandam tempo e recursos computacionais. Periodicamente, o cliente é avisado das manutenções a serem realizadas nos servidores.

8 – Segurança

Os servidores são constantemente monitorados contra tentativas de invasão, para o que mantemos atualizadas versões de firewall, anti-virus e componentes identificadores de intrusão. Não só os servidores, mas também os bancos de dados são monitorados contra falhas de login.

A GIR acredita que o valor agregado por este serviço ao uso do SIGIM para a gestão do negócio do cliente confere uma relação custo x benefício vantajosa tanto para o cliente quanto para a GIR.

Para o cliente, calculamos que o custo do serviço representa uma fração da composição dos mesmos serviços de forma independente, incluindo servidores, manutenção de servidores e alocação de profissionais.

Para a GIR, o serviço garante satisfação do usuário com a facilidade de conexão, flexibilidade de uso, portabilidade da solução e mobilidade do sistema, além de segurança para o cliente, dado que todas as características expostas acima estão implícitas no serviço.

Considerando as razões acima, recomendamos fortemente o uso da plataforma Cloud a todos os clientes da GIR.

Entre em contato para saber mais.